Local
Espinho
Início Previsto
A definir
Horário
Laboral
Carga Horária
Esta formação é não financiada e com custo variável.
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Área e Modalidade de Formação
Área de Formação: Formação de Professores e Formadores
Modalidade de Formação: Formação Inicial de Formadores
Enquadramento
O Curso Formação Pedagógica Inicial de Formadores é uma ação de formação, homologada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), constituindo-se uma das vias de acesso à profissão de formador/a.
Esta ação, se concluída com aproveitamento, concede o acesso ao Certificado de Competências Pedagógicas (CCP / CAP), via NETFORCE.
No final desta formação os futuros formadores serão capazes de conceber, planear, executar e avaliar intervenções formativas.
Objetivos Pedagógicos
No final desta formação os/as participantes serão capazes de:
- Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:
- Caracterizar os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal;
- Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;
- Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática.
- Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação:
- Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação – instrumento de gestão de uma organização;
- Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;
- Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
- Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;
- Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;
- Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
- Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação.
- Refletir sobre os sistemas de formação:
- Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.
Conteúdos
- Módulo 1 – Formador: Sistema, Contexto e Perfil
- Módulo 2 – Simulação Pedagógica Inicial
- Módulo 3 – Comunicação e Dinamização de grupos em formação
- Módulo 4 – Metodologias e Estratégias Pedagógicas
- Módulo 5 – Operacionalização da Formação: do plano à ação
- Módulo 6 – Avaliação da Formação e da Aprendizagem
- Módulo 7 – Recursos Didáticos e Multimédia
- Módulo 8 – Plataformas Colaborativas e de aprendizagem
- Módulo 9 _-Simulação Pedagógica Final
- Projeto de Intervenção Pedagógica
Destinatários
Adultos, preferencialmente, com qualificação de nível superior, não se podendo verificar qualificações inferiores ao 9.º ano de escolaridade.
Forma de Organização da Formação
Presencial.
Requisitos de Acesso
De acordo com o perfil profissional definido pelo IEFP, podem frequentar esta formação homens e mulheres, preferencialmente com qualificação superior ou, no mínimo, o 9º ano de escolaridade, detentores de competências básicas no domínio das TIC.
A frequência desta formação requer competências digitais, nomeadamente, processamento de texto (nível independente), criação de conteúdos (nível básico), comunicação (nível básico), resolução de problemas (nível básico) e segurança da informação (nível independente).
Certificação
Certificado de Competências Pedagógicas emitido pelo IEFP, via portal NETFORCE, atribuído aos/às formandos/as que concluam o percurso com aproveitamento e que registem uma assiduidade igual a 95% da carga horária do curso.
O valor do CCP (50€) será liquidado diretamente ao IEFP, pelo/a formando/a, após a conclusão com aproveitamento do curso.